Connect with us

Escapuliu Notícias

USP cancela prova que considera Lula preso político após denuncia de Janaina Paschoal

ÚLTIMAS

USP cancela prova que considera Lula preso político após denuncia de Janaina Paschoal

A Universidade de São Paulo (USP) decidiu cancelar uma prova que fazia parte de processo seletivo online do Curso de Especialização em Saúde Pública, da Faculdade de Saúde Pública da USP, após discurso da deputada Janaina Paschoal denunciando o uso de critérios ideológicos na confecção das questões.

Dentre as questões da prova acerca de conhecimentos gerais, destacam-se perguntas que exigiam do candidato responder: que o impeachment de Dilma foi “golpe institucional”; que o ilustre presidiário de Curitiba, Luiz Inácio Lula da Silva, é “preso político”; que a Emenda Constitucional nº 95 (a famosa PEC do Teto), foi uma das “medidas recentes dos governos após o Golpe de 2016”; e que o “neofascismo” era um “fenômeno contemporâneo de ultra-direita”.

A deputada deixou claro que não estava discutindo qual o viés ideológico é o correto, pelo contrário, sua indignação se dava exatamente pelo fato de os avaliadores estarem impondo uma determinada visão ideológica como pré-requisito de aprovação no exame.

Confira o discurso da deputada na íntegra:

O diretor da FSP/USP, Oswaldo Tanaka, confirmou ao jornal Folha de S. Paulo o teor das perguntas da prova citadas por Janaína. De acordo com Oswaldo, na prova não constavam questões sobre saúde pública porque o curso era aberto a pessoas de outras formações de nível superior.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in ÚLTIMAS

Advertisement

Em Alta

Advertisement

NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

To Top
%d blogueiros gostam disto: