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Globo perde participação em verba oficial de publicidade sob gestão Bolsonaro

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Globo perde participação em verba oficial de publicidade sob gestão Bolsonaro

Globo, Record e SBT tiveram mudanças consideráveis nas receitas deste ano em relação ao ano passado.

A Folha teve acesso ao Relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) do Governo de Jair Bolsonaro (PSL), em que se verifica que houve uma mudança na distribuição de verbas publicitárias entre às diferentes emissoras de televisão.

O TCU requereu à Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) as planilhas de valores pagos, via agências de publicidade, para as três TVs (Globo, Record e SBT), e compilou os dados.

O objetivo foi analisar uma suposta distribuição de recursos a partir de critérios políticos favorecendo o SBT e Record, após a abertura de uma representação do Ministério Público de Contas.

Em 2017, ficou com 48,5% dos recursos e, em 2018, 39,1%. Neste ano, com base em dados parciais, a fatia despencou para 16,3%. Os percentuais da Record foram de 26,6% em 2017, 31,1% em 2018 e, agora, 42,6%; os do SBT, 24,8%, 29,6% e 41%, respectivamente.

Apesar do número menor em relação às concorrentes, a Globo segue como a líder de audiência de acordo com os dados da Kantar Ibope. Segundo dados do instituto, entre janeiro e outubro deste ano a Globo tem 33,1% do público da TV, contra 14,5% do SBT e 13,1% da Record. Os dados se referem às 15 principais regiões metropolitanas.

Com informações da Folha.

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