Connect with us

8 dicas preciosas que vão te ajudar a ter um melhor desempenho trabalhando em home office

ÚLTIMAS

8 dicas preciosas que vão te ajudar a ter um melhor desempenho trabalhando em home office

Texto produzido pela escola de habilidades digitais ‘Digital House’

A conexão pode atravessar barreiras, bolhas e quarentenas, contextualizando-as aos tempos que vivenciamos. E este é justamente o objetivo deste artigo: trazer soluções ágeis e práticas, organizadas em dicas, para que sua adequação a uma nova rotina de trabalhar em home office ou remoto (ou seja, não no escritório projetado pela empresa que te contratou) seja muito mais produtiva, saudável e rentável.

O home office, esse termo emprestado da terra do tio Sam, exige do profissional organização e alguns processos que garantem um bom rendimento em casa, o qual, para quem não está acostumado, pode não ser tão simples assim.

Mas, calma. Informação salva não só vidas em pandemias, mas também jobs, entregas e funcionários. Vem com a gente. Com estas dicas, somadas à resiliência e flexibilidade, tudo vai ficar bem.

8 dicas para se ter um home office de respeito

1) Organização e disciplina – um casamento perfeito

E o cronograma é o fruto deste amor. Romantismos à parte, criar um cronograma ou planner, físico ou virtual, para ter o controle das atividades diárias é uma forma prática de ter as prioridades bem em destaque. E, por falar em começar o dia, comece com o mindset que você vai para a ação, para o trabalho. Isso inclui rotinas como banho, alimentação devida e deixar o pijama de lado.

2) Relógio ou assistente virtual na missão

Disciplina também inclui saber o horário das reuniões, a pausa necessária para almoçar, beber água (hidrate-se e lave bem as mãos) e finalizar o expediente. Uma boa opção para não se perder neste ambiente familiar é usar um despertador ou uma assistente virtual que te avise com antecedência destes compromissos e paradas necessárias.

3) Concentração ativar

Fone de ouvido de boa qualidade para isolar o som é uma opção quando na sua casa não há um escritório pronto para a nova rotina. A música pode deixar sua nova estação de trabalho muito mais agradável. Ajustar uma iluminação adequada também é importante para concentração, assim como para a saúde dos seus olhos. Outra questão são as interrupções de familiares. Aí, a conversa é o grande trunfo. Explique que você está trabalhando como em qualquer outra situação, e isso inclui controle de ruídos e interrupções.

4) Aparato tecnológico em ação

Mapear o que é necessário para esta nova estação de trabalho dar certo faz parte do sucesso da operação. Avise seu gestor se sua casa está preparada, com internet rápida, equipamentos, notebooks, telefone, entre outras ferramentas que tornem possível trabalhar em home office. Se não estiver, peça suporte da empresa. Algumas sugestões de ferramentas para você adotar em seu lar, doce office, são:

  • Comunicação com a equipe: Slack;
  • Videoconferências: Skype, Hangouts Meet, Zoom Meetings;
  • Organização de tarefas: Trello, Clicksign, Bitrix24, WeTransfer, Postgrain;
  • Compartilhamento de arquivos na nuvem: Google Drive, Dropbox, OneDrive;
  • Controle de horas trabalhadas: Toggl.

5) Longe dos olhos, mas… perto dos canais de comunicação

Aí está a grande sacada – pensar no melhor canal de comunicação que supra as necessidades de trabalho e que seja de fácil adaptação com as áreas necessárias para interagir. Na dica 4, passamos alguns bem bacanas. Porém, o alerta desta dica é sobre a relevância da integração. Em plena era de Transformação Digital, as videochamadas e videoconferências para reuniões são realidade, em trabalhos remotos ou não. Além disso, reuniões frequentes mantém o sentimento de grupo das equipes distantes fisicamente.

6) Conheça-te a ti mesmo

Observe sua maneira ideal de trabalho, seus picos de produtividade, melhor dinâmica e, a partir desta descoberta, reorganize sua agenda de reuniões e entregas. Use a natureza a seu favor.

7) Do desafio à oportunidade

Muitas pessoas estão fazendo home office como você, inclusive, muitos de seus clientes. Entender a experiência do outro é aproximar-se mais de sua satisfação. Observe esse momento de adaptação do mercado e use-o para melhorar suas entregas.

8) Adapte-se com resiliência, isso também é inovação

De acordo com o Google Trends, que monitora buscas na Internet, o interesse pelo tema “home office” atingiu na primeira semana de março o nível mais alto dos últimos 90 dias, com aumento de 34% nas buscas do site em todo o planeta. Isso quer dizer que as pessoas estão conscientes de que adaptar-se às novas realidades é vital.

E aí fica a dica para empresas e funcionários: resiliência e planejamento é vida, meu bem, ainda mais na era digital, em que o mundo está na ponta dos dedos! Isso se aplica às novas perspectivas de ver o mundo e aprender novos conhecimentos.

Continue Reading
You may also like...
Deixe um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in ÚLTIMAS

Advertisement

Em Alta

Advertisement

NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Tendências

To Top