Esta vitamina é conhecida pelo seu papel de regular a homeostase do cálcio, sendo necessária para o desenvolvimento e na manutenção dos ossos, na prevenção de fraturas e fragilidade óssea.
Estamos falando da vitamina D, ela é importante para inúmeras funções do organismo, tais como fortalecer o sistema imune, prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, manter o bom funcionamento do cérebro, promover o equilíbrio e bem-estar geral do organismo.
Onde encontramos a vitamina d3?
A forma mais eficiente de se adquirir vitamina D é pela exposição ao sol, absorvendo a sua luz, quando os raios ultravioletas B (UVB) ativam a sua produção. Devido à menor exposição solar e ao uso do filtro solar, há uma deficiência global de Vitamina D3.
As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos
Indicações e benefícios da Vitamina D
- Previne o raquitismo
- Previne e auxilia no tratamento da osteoporose
- Aumenta a absorção do cálcio no organismo
- Melhora o sistema imunológico
- Protege contra doenças cardiovasculares
- Ajuda no controle da pressão arterial
- Previne o diabetes
- Auxilia na regulação dos níveis de insulina
- Melhora a memória e o raciocínio
- Estimula a produção adequada de hormônios
- Promove maior força e resistência muscular
- Auxilia na prevenção a diferentes tipos de câncer
- Melhora a saúde da pele
- Auxilia na perda de peso
- Melhora o bem-estar geral do corpo
- Ajuda a manter ossos e dentes fortes
Qual o melhor sol para vitamina D?
Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia. O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas.