Qual a diferença entre relato de caso e série de casos?

 

Índice:

  1. Qual a diferença entre relato de caso e série de casos?
  2. São características de Estudos descritivos?
  3. O que é estudos de casos e controles?
  4. O que é estudo de caso em epidemiologia?
  5. O que é um estudo de coorte?
  6. Qual a diferença entre estudo de coorte e caso controle?
  7. O que é o estudo descritivo?
  8. Quais as principais características da epidemiologia descritiva?
  9. O que é um estudo aninhado?
  10. O que é um estudo experimental?
  11. O que é um estudo de incidência?
  12. O que é um estudo de prevalência?
  13. Qual o objetivo do estudo de coorte?
  14. Como é feito o estudo de coorte?
  15. O que é o estudo de coorte?
  16. O que é um estudo Descritivo-analítico?
  17. O que é um estudo descritivo quantitativo?
  18. Qual o principal objetivo da epidemiologia descritiva?
  19. Qual é a tríade básica da epidemiologia descritiva?
  20. O que é um estudo seccional?

Qual a diferença entre relato de caso e série de casos?

Embora a diferenciação entre os dois tipos de estudos seja subjetiva e divergente entre os autores, um relato de caso engloba não mais do que 3 casos e uma série de casos compreende de 3 a 10 casos, segundo alguns, e mais do que isso de acordo com outros autores3.

São características de Estudos descritivos?

A principal característica de um estudo descritivo é a ausência de um grupo de comparação, ou seja, o objetivo é a descrição de um fato médico. O estudo de casos consiste na cuidadosa e minuciosa descrição, por um ou mais médicos, do diagnóstico e evolução da doença de um pequeno número de pacientes.

O que é estudos de casos e controles?


Os estudos casocontrole comparam a frequência da exposição (como o consumo de álcool) entre os indivíduos que tem uma doença e os indivíduos que não têm a doença.

O que é estudo de caso em epidemiologia?

Estudos de caso-controle constituem uma forma relativamente simples de investigar a causa das doenças, particularmente doenças raras. Neste tipo de estudo são incluídos dois grupos semelhantes a partir de uma população em risco. A diferença entre os grupos é a presença ou ausência de doença.

O que é um estudo de coorte?

O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.

Qual a diferença entre estudo de coorte e caso controle?


A diferença entre o Estudo de Coorte e o de Caso/Controle é em relação ao foco. Quer se estudar a diferença de indivíduos expostos ao fumo e os não-expostos ao fumo, a probabilidade de desenvolverem o câncer.

O que é o estudo descritivo?

Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.

Quais as principais características da epidemiologia descritiva?

A epidemiologia descritiva examina como a incidência (casos novos) ou a prevalência (casos existentes) de uma doença ou condição relacionada à saúde varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda, entre outras.

O que é um estudo aninhado?


Caso-controle aninhado – É um delineamento no qual casos e controles são selecionados no decorrer de uma coorte pré-definida, na qual algumas informações sobre exposições e fatores de risco já encontram-se disponíveis.

O que é um estudo experimental?

Um estudo experimental tem a finalidade de descobrir algo desconhecido ou testar uma hipótese. A Engenharia de Software Experimental é a disciplina que investiga as técnicas, processos e ferramentas pela experimentação.

O que é um estudo de incidência?

Estudos de Incidência medem quantas pessoas ficaram doentes (novos casos). Fatores Positivos: Fácil desenvolvimento e econômico, muito útil em saúde pública, para avaliar e planejar programas de controle de doenças.

O que é um estudo de prevalência?

Definição – Os estudos de prevalência são os estudos descritivos populacionais mais amplamente difundidos e publicados em epidemiologia.

Qual o objetivo do estudo de coorte?

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Estudos de coorte são úteis na identificação de fatores de risco e prognósticos, no acompanhamento da história natural de certas doenças e no estudo do impacto de intervenções diagnósticas e terapêuticas.

Como é feito o estudo de coorte?

O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.

O que é o estudo de coorte?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

O que é um estudo Descritivo-analítico?

Diferente dos estudos descritivos, nos estudos analíticos existe a formação de um grupo controle que serve para a comparação dos resultados. É um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

O que é um estudo descritivo quantitativo?

Busca a análise quantitativa das relações de consumo, respondendo à questão “quanto?” de cada objetivo da metodologia adotada. Esses estudos devem ser realizados a partir da elaboração de amostra da população, utilizando a estatística para esse fim. É a mensuração de um objeto de estudo.

Qual o principal objetivo da epidemiologia descritiva?

A epidemiologia descritiva examina como a incidência (casos novos) ou a prevalência (casos existentes) de uma doença ou condição relacionada à saúde varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda, entre outras.

Qual é a tríade básica da epidemiologia descritiva?

Epidemiologia Descritiva: Variáveis ligadas ao tempo, pessoa e lugar. A TRIADE BÁSICA DA EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA. As três características essenciais das doenças nós observamos na Epidemiologia Descritiva. MUTÁVEL OU ESTÁVEL?

O que é um estudo seccional?

Uma investigação seccional é aquela que é realizada quando o pesquisador coleta informações de sua amostra de estudo apenas para uma ocasião. Este método de pesquisa, também conhecido como estudo transversal, é utilizado sobretudo nas ciências sociais e coloca uma comunidade específica como objeto de estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *