Índice:
- Qual a história de Cora Coralina?
- Por que o nome Cora Coralina?
- E Cora Coralina ou Cora Carolina?
- Por que Cora Coralina morreu?
- Quantos anos tinha Cora Coralina quando morreu?
- Como é a poesia de Mário Quintana?
- São características da obra de Cora Coralina?
- Como faleceu Cora Coralina?
Qual a história de Cora Coralina?
Poeta e contista brasileira de prestígio, Cora se tornou um dos marcos da nossa literatura. Iniciou sua carreira literária aos 14 anos com o conto Tragédia na Roça, publicado no Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás. Casou-se com o advogado Cantídio Tolentino de Figueiredo Brêtas e teve seis filhos.
Por que o nome Cora Coralina?
Segundo a diretora do museu Casa de Cora Coralina e amiga da poetisa, Marlene Vellasco, a menina Ana teve vida curta. “Ela cria esse pseudônimo aos 14 anos e o assume. … Ela se assume como Cora Coralina que é um nome forte que significa coração vermelho, em homenagem ao rio”, explicou Marlene.
E Cora Coralina ou Cora Carolina?
Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, que adotou o pseudônimo de Cora Coralina, era filha de Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto, desembargador nomeado por D. Pedro II, e de dona Jacyntha Luiza do Couto Brandão. Ela nasceu e foi criada às margens do Rio Vermelho.
Por que Cora Coralina morreu?
10 de abril de 1985
Cora Coralina/Data de falecimento
Quantos anos tinha Cora Coralina quando morreu?
95 anos ()
Cora Coralina/Idade ao falecer
Como é a poesia de Mário Quintana?
O poeta pertence à segunda geração modernista (), marcada pela reflexão sobre o mundo contemporâneo e pela liberdade formal. No entanto, Quintana apresenta uma poesia mais individual, caracterizada pelo humor e pela simplicidade.
São características da obra de Cora Coralina?
São características da obra de Cora Coralina: … Preocupação com o código: alinhada ao modelo parnasiano, Cora Coralina empregava em seus poemas uma linguagem rebuscada, além do uso da metalinguagem e aliterações.
Como faleceu Cora Coralina?
Pneumonia
Cora Coralina/Causa do falecimento