Índice:
- Quem tem direito a continência militar?
- Quais são os 3 três elementos da continência?
- Como fazer continência armado?
- De quem parte a continência?
- Quem tem direito a continência?
- Tem direito a continência da tropa?
- Quantas partes se dividem a continência?
- Qual é o jeito certo para prestar continência?
- Pode bater continência sem a cobertura?
- Quem criou a continência?
- Qual o motivo de bater continência?
- Quais símbolos e autoridades têm direito a continência de tropa?
- Quando a continência deve ser prestada?
- Qual a origem da continência militar?
- Quais os tipos de continência?
- Quando o militar deve prestar continência?
- Pode se prestar continência sem cobertura?
- Quando devemos bater continência?
- Qual a finalidade de dar continência a um superior?
Quem tem direito a continência militar?
1 – Continencia é a saudação militar. Ela é o sinal de respeito dado pelo militar individualmente a seus camaradas – superiores, iguais ou subordinados – ás autoridades, á Bandeira ou Hino Nacional, á tropa, na conformidade dêste regulamento, ou dado coletivamente pela tropa nas mesmas condições.
Quais são os 3 três elementos da continência?
São elementos essenciais da continência individual: Atitude, gesto e duração, variaveis de acordo com a situação especial dos executantes.
Como fazer continência armado?
Art. 22 O militar, quando tiver as duas mãos ocupadas, faz a continência individual tomando a posição de sentido, frente voltada para a direção perpendicular a do deslocamento do superior. § 1º Quando apenas uma das mãos estiver ocupada, a mão direita deve estar livre para executar a continência.
De quem parte a continência?
§ 2º A continência parte sempre do militar de menor precedência hierárquica; em igualdade de posto ou graduação, quando ocorrer dúvida sobre qual seja o de menor precedência, deve ser executada simultaneamente.
Quem tem direito a continência?
Continencia é a saudação militar. Ella é o signal de respeito dado pelo militar individualmente a seus camaradas, – superiores, iguaes ou subordinados, – ás autoridades, á bandeira ou ao hymno nacional, á tropa, na conformidade deste regulamento, ou dado collectivamente pela tropa nas mesmas condições.
Tem direito a continência da tropa?
Têm direito à continência da tropa os símbolos e autoridades relacionadas nos itens I a IX e XI a XIV do Art. 15. § 1º Os oficiais da reserva ou reformados e os militares estrangeiros só têm direito à continência da tropa quando uniformizados.
Quantas partes se dividem a continência?
A continência se divide em três fases sendo elas: a atitude (ato proativo do militar ao identificar o destinatário e tomar iniciativa do início do movimento), o gesto (movimento propriamente dito) e a duração (tempo necessário para se consumar a saudação).
Qual é o jeito certo para prestar continência?
Continência é a saudação militar e uma das maneiras de manifestar respeito e apreço aos seus superiores, pares, subordinados e símbolos, como a bandeira nacional, por exemplo. Ela deve ser feita em pé, com a movimentação da mão direita até a cabeça, com a palma da mão para baixo, e pode ser individual ou da tropa.
Pode bater continência sem a cobertura?
Art. 22. O militar sem cobertura, ou quando tiver as duas mãos ocupadas, faz a continência individual tomando a posição de sentido, frente voltada para a direção perpendicular a do deslocamento do superior. § 1º Quando apenas uma das mãos estiver ocupada, a mão direita deve estar livre para executar a continência.
Quem criou a continência?
Algumas pesquisas indicam que a continência foi criada na época medieval, onde os cavaleiros, para identificarem-se aos seus superiores abriam a parte frontal de seu elmo, com um movimento similar ao de prestar continência.
Qual o motivo de bater continência?
Continência é a saudação militar e uma das maneiras de manifestar respeito e apreço aos seus superiores, pares, subordinados e símbolos, como a bandeira nacional, por exemplo. Ela deve ser feita em pé, com a movimentação da mão direita até a cabeça, com a palma da mão para baixo, e pode ser individual ou da tropa.
Quais símbolos e autoridades têm direito a continência de tropa?
Todo militar faz alto para a continência à Bandeira Nacional, ao Hino Nacional e ao Presidente da República. § 1º Quando o Hino Nacional for tocado em cerimônia religiosa, o militar, participante da cerimônia, não faz a continência individual, permanecendo em atitude de respeito.
Quando a continência deve ser prestada?
Pelo regulamento, “a continência parte sempre do militar de menor precedência hierárquica” e, quando “ocorrer dúvida sobre qual seja o de menor precedência, deve ser executada simultaneamente”. “Todo militar deve, obrigatoriamente, retribuir a continência que lhe é prestada”.
Qual a origem da continência militar?
A origem dessa saudação militar remonta à Idade Média, inicialmente como sinal de respeito usado apenas para os reis. … Os militares franceses, por exemplo, até hoje cumprimentam-se com a palma da mão voltada para a frente – já os brasileiros batem continência à moda prussiana, com a palma da mão para baixo.
Quais os tipos de continência?
Preste continência durante os eventos apropriados.
- Faça-o durante a execução do Hino Nacional. …
- À bandeira nacional, quando estiver aberta em público. …
- Preste continência durante as cerimônias apropriadas. …
- Faça-o durante uma prestação de honra.
- Preste continência no juramento à bandeira.
Quando o militar deve prestar continência?
Quando um militar alcança um superior em marcha no mesmo sentido elle faz a continencia ao chegar á altura delle e durante cinco passos a contar dahi; si é o superior que alcança um subordinado em marcha no mesmo sentido, elle o encara nessa occasião, o subordinado faz a Page 3 continencia durante cinco passos.
Pode se prestar continência sem cobertura?
Art. 22. O militar sem cobertura, ou quando tiver as duas mãos ocupadas, faz a continência individual tomando a posição de sentido, frente voltada para a direção perpendicular a do deslocamento do superior. § 1º Quando apenas uma das mãos estiver ocupada, a mão direita deve estar livre para executar a continência.
Quando devemos bater continência?
O decreto regulamenta ainda que “a continência parte sempre do militar de menor precedência hierárquica” e, quando “ocorrer dúvida sobre qual seja o de menor precedência, deve ser executada simultaneamente”. “Todo militar deve, obrigatoriamente, retribuir a continência que lhe é prestada”.
Qual a finalidade de dar continência a um superior?
Continencia é a saudação militar. Ella é o signal de respeito dado pelo militar individualmente a seus camaradas, – superiores, iguaes ou subordinados, – ás autoridades, á bandeira ou ao hymno nacional, á tropa, na conformidade deste regulamento, ou dado collectivamente pela tropa nas mesmas condições. 2.