Qual o tipo de movimento na falha de San Andreas?

 

Índice:

  1. Qual o tipo de movimento na falha de San Andreas?
  2. Qual o movimento que ocorre na falha de San Andreas?
  3. Quem descobriu o Falhamento de San Andreas?
  4. O que é movimento conservativo?

Qual o tipo de movimento na falha de San Andreas?

A movimentação de placas tectônicas na Falha de San Andreas, costa oeste dos Estados Unidos, envolve as Placas do Pacífico e Norte-americana em um movimento tangencial (também denominado conservativo ou transformante).

Qual o movimento que ocorre na falha de San Andreas?

Por definição, entende-se como falha geológica um fenômeno natural causado pelo movimento de duas placas tectônicas que não se aproximam e não se afastam, mas que se deslocam tangencialmente. No caso de San Andreas, essa falha é produzida pelos movimentos da Placa do Pacífico e da Placa Norte-Americana.

Quem descobriu o Falhamento de San Andreas?


André se caracterizam por movimentos horizontais. Ela foi descrita em 1895 pelo professor de geologia Andrew Lawson, que descobriu a parte norte do falhamento. Em 1906 a cidade de S. Francisco foi devastada pelo terremoto mais mortal de sua história, causado pelo movimento brusco da Falha de Santo André.

O que é movimento conservativo?

O movimento conservativo ocorre em áreas de falhas, onde as placas deslizam uma em relação à outra, vertical ou horizontalmente e de forma paralela, sem divergência ou convergência. A fricção causada por esses limites gera a chamada zona de terremotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *