Índice:
- Quais os tipos de plânctons?
- Quais animais se alimentam de zooplâncton?
- Qual é a importância do fitoplâncton para o planeta?
- O que é o plâncton que alimenta o tubarão baleia?
Quais os tipos de plânctons?
Tipos de plâncton
- Fitoplâncton: constituído por organismos eucariontes (apresentam núcleo organizado) integrantes do reino Protista e que realizam fotossíntese, ou seja, as algas.
- Zooplâncton: constituído por organismos eucariontes e heterotróficos, agrupados no reino Protista e que não realizam fotossíntese.
Quais animais se alimentam de zooplâncton?
Curiosidade: Você sabia que algumas baleias, apesar de seu grande tamanho, alimentam–se quase que exclusivamente de organismos presentes no zooplâncton? O famoso krill – termo utilizado para nomear um grupo de crustáceos marinhos – faz parte da dieta da baleia-azul, baleia-fin, baleia-franca, entre outras.
Qual é a importância do fitoplâncton para o planeta?
O fitoplâncton tem grande importância para o meio ambiente. Os organismos desse grupo garantem a oxigenação da água através da fotossíntese. Além disso, constituem a base da cadeia alimentar aquática, como alimento para várias espécies de animais, como crustáceos.
O que é o plâncton que alimenta o tubarão baleia?
O tubarão baleia é um filtrador e uma das três únicas espécies conhecidas de tubarão que exibem este comportamento (juntamente com o tubarão elefante e o tubarão boca grande). Eles se alimentam de plâncton, incluindo copépodes, krill, ovos de peixes, larvas de caranguejos, bem como pequenas lulas e peixes.