fbpx
Connect with us

Como Contratar o Melhor Seguro para o Seu Carro? Confira Nove dicas para te ajudar a escolher o certo.

DICAS

Como Contratar o Melhor Seguro para o Seu Carro? Confira Nove dicas para te ajudar a escolher o certo.

O valor do seguro automotivo é um item essencial a ser levado em conta na hora de comprar um carro.

Então, neste artigo eu vou te mostrar as nove melhores dicas para você economizar e ainda evitar problemas futuros caso ocorra algum sinistro.

Dica #1: Procure um profissional qualificado da área de corretagem de seguros.

Se você não conhece nenhum vale apena, pesquisar na internet ou pedir recomendações de amigos e parentes.

O Ideal é conversar com ele e pedir que ele lhe apresente as melhores opções com maior custo-benefício, certificando-se de que ele tem conhecimento do que está vendendo e se tem conhecimento dos trâmites das seguradoras. Essa intimidade com os procedimentos irá ajudar muito no caso de um sinistro ou na hora de resolver as dúvidas.

Dica #2: Deixe o Corretor de Seguros te conhecer

O profissional precisa entender suas necessidades e para sugerir um plano adequado. Ele tem que saber bem qual é o seu perfil e quais os riscos envolvidos.

Se ao te oferecer um seguro automotivo, o corretor não te faz perguntas desconfie.

Dica #3 O valor do Seguro Pode Mudar de Acordo com o Carro.

Tenha sempre em mente que o valor do seu seguro muda de acordo com o carro então tenha em mente que quanto maior for o valor do seu veiculo mais caro será o seguro.

Dica #4: Nunca minta durante a contratação.

Expor um perfil imaginário para reduzir o valor final da apólice pode parecer um recurso tentador e sem maiores consequências – como, por exemplo, dizer que o carro fica estacionado durante a noite em uma garagem quando, na verdade, o veículo fica na rua.

Mas, na prática, isso pode provocar prejuízos como o pagamento de valores adicionais ou até mesmo inviabilizar o pagamento da cobertura em caso de sinistro: as seguradoras fazem uma investigação em cada sinistro antes de liberar o pagamento.

Dica #5: Procure pelo modelo de franquia compatível com seu perfil

A franquia é uma participação obrigatória do cliente no conserto do veículo, com valor previsto na apólice.

No entanto, é possível aumentar ou reduzir o valor da franquia em relação à média praticada pelo mercado. “Caso a pessoa acredite que há poucos riscos de se envolver num acidente, pode fechar um acordo com valor de franquia maior e, consequentemente, reduzir o valor do seguro em si”, explica Jacintho.

O inverso também se aplica, ou seja, se achar que o risco de alguma ocorrência é alto, pode optar por uma franquia mais barata, pagando um valor de seguro maior.

Por padrão nos contratos, ainda, há dois casos em que há isenção do pagamento de franquia: perda total do veículo (prejuízos que superem 75% do valor do carro) e danos a terceiros (caso você provoque um acidente e cause danos a outros carros, os reparos serão pagos pela seguradora).

Dica #6: As coberturas fundamentais

A cobertura compreensiva é a mais importante e imprescindível, englobando danos relativos à colisão, incêndio, roubo e furto.

Outra cobertura da qual não vale a pena abrir mão é a relativa a terceiros, acionada quando você provoca um acidente, que cobre danos materiais e morais.

Há, no entanto, alguns itens dos quais é possível abrir mão e reduzir o valor do seguro – como, o carro-reserva, caso o contratante prefira utilizar o transporte púbico, por exemplo.

Dica #7: A seguradora pode rejeitar sua proposta

Esse é um fato bem incomum, mas não impossível de acontecer. Dependendo das características do modelo para o qual você solicitou um seguro, a empresa pode declinar diante de algumas características de alguns modelos, como carros muito antigos ou modelos muito caros e exóticos.

Por isso, mais uma vez, é importante fazer uma consulta antes de fechar negócio.

Dica #8: Ganhe bônus na renovação

Caso não haja registro de sinistro durante a vigência da sua apólice, você será beneficiado quando efetivar a renovação do vínculo. A chamada Classe de Bônus é concedida progressivamente e pode alcançar até 50% do valor original, caso o cliente siga como “ficha limpa” por vários anos, de acordo com a corretora de seguros online Bidu.

Dica #9 Seguro de fábrica

Boa parte das marcas automotivas disponibilizam seguros automotivos aos seus clientes, como forma de fidelização.

A primeira vantagem dessa modalidade é que a negociação pode ser concluída ao mesmo tempo da compra do carro, permitindo que o veículo já saia segurado da concessionária pela própria marca.

Os demais benéficos podem variar de montadora para montadora, mas podem incluir benefícios como valor mais em conta, carro-reserva, bônus extra na renovação, diluição dos valores do seguro nas parcelas de financiamento do veículo e prazos mais longos de cobertura, que chegam em alguns casos a até 36 meses.

Fonte: Auto Esporte

Continue Reading
You may also like...
Deixe um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in DICAS

Advertisement

Em Alta

Advertisement

NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Tendências

To Top