Como surgiu o mito da caverna?

 

Índice:

  1. Como surgiu o mito da caverna?
  2. Quais conclusões podemos obter sobre o mito da caverna?
  3. Qual a relação entre o mito da caverna é a nossa realidade?
  4. Como é visto o mito da caverna nos dias de hoje?

Como surgiu o mito da caverna?

O Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna, foi narrado no livro VII da obra mais importante de Platão, “A República”. Nele narra-se o diálogo de Sócrates com seu amigo Glauco a respeito de uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em que é descrito a situação geral em que se encontra a humanidade.

Quais conclusões podemos obter sobre o mito da caverna?

Conclusões acerca do Mito da Caverna A metáfora proposta pela Alegoria da Caverna pode ser interpretada da seguinte maneira: Os prisioneiros: os prisioneiros da caverna são os homens comuns, ou seja, somos nós mesmos, que vivemos em nosso mundo limitado, presos em nossas crenças costumeiras.

Qual a relação entre o mito da caverna é a nossa realidade?


O mito da caverna simboliza a ignorância como uma realidade que se torna incômoda quando começamos a ter consciência da sua presença. Diante da menor possibilidade de uma outra visão de mundo possível, a história nos diz que nossa inércia nos empurra para derrubá-la, considerando-a uma ameaça à ordem estabelecida.

Como é visto o mito da caverna nos dias de hoje?

Nos dias atuais vemos isso acontecendo principalmente com política e valores morais. As pessoas acreditam que sua posição política é a única correta e verdadeira e não admitem que outras pessoas tenham pensamentos diferentes. Portanto se fecham e não permitem conhecer e aprender mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *