O que foi a Reforma Protestante?

 

Índice:

  1. O que foi a Reforma Protestante?
  2. Qual foi a causa da reforma Protestante?
  3. Quais são as principais características da reforma protestante?
  4. Quais foram os principais motivos que levaram Lutero Calvino entre outros a reformar a Igreja Católica?

O que foi a Reforma Protestante?

A Reforma Protestante foi um movimento religioso que aconteceu na Europa, século XVI, fomentado por razões políticas e religiosas. O movimento teve como principal líder Martinho Lutero, um monge alemão, que por meio de 95 teses fez várias críticas à Igreja Católica e ao Papa.

Qual foi a causa da reforma Protestante?

A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.

Quais são as principais características da reforma protestante?


– Livre interpretação da Bíblia, sem a necessidade de pregadores, padres ou outros intermediários. – Eliminação de tradições e rituais nos cultos religiosos. – Proibição do uso de imagens nas igrejas. – Uso do alemão nos cultos religiosos (não mais o latim como única língua).

Quais foram os principais motivos que levaram Lutero Calvino entre outros a reformar a Igreja Católica?

A insatisfação com as práticas e o debate teológico a respeito da salvação foram os fatores centrais que levaram o monge a posicionar-se. O movimento que Lutero iniciou não visava à separação da Igreja, mas sua moralização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *