Índice:
- Onde se encontra a sonda Voyager?
- O que são as sondas Voyager 1 e Voyager 2?
- Qual a distância da Voyager 2?
- Como a Voyager 2 se comunica com a Terra?
- Como a Nasa comanda as sondas Voyager de tão longe?
- O que a NASA tem feito para tentar manter as sondas operante?
Onde se encontra a sonda Voyager?
Em 15 bilhões de quilômetros, está monitorando um espaço interestelar desconhecido pela humanidade. Estima-se que possa se libertar em breve da influência da gravidade do Sol, e dentro da década de 2020 poderá perder a comunicação com a Terra.
O que são as sondas Voyager 1 e Voyager 2?
Voyager é um programa norte-americano de pesquisa espacial da NASA iniciado em 1977 com o lançamento de duas missões, a Voyager 1 e Voyager 2, com o objetivo inicial de estudar os planetas Júpiter e Saturno e suas respectivas luas.
Qual a distância da Voyager 2?
A Voyager 1 está a 22,6 bilhões de quilômetros de distância da Terra, e a Voyager 2 a 18,8 bilhões, tornando as duas sondas nos aparelhos construídos por humanos mais distantes de seus criadores.
Como a Voyager 2 se comunica com a Terra?
As sondas Voyager transmitem de forma ininterrupta sinais para a Terra a desde 1977, graças ao gerador termoelétrico de radioisótopos de alta longevidade de projeto robusto e resistente que possuem.
Como a Nasa comanda as sondas Voyager de tão longe?
A Nasa usa uma rede de antenas superpotentes (Deep Space Network) para enviar e receber informações via rádio dessas sondas que estão nos limites do Sistema Solar – a Voyager 1, na verdade, já saiu vagando pelo espaço interestelar.
O que a NASA tem feito para tentar manter as sondas operante?
Para manterem contato com as Voyagers, os cientistas da NASA utilizam a Deep Space Network (ou DSN), um complexo de antenas, com 26, 34 e 70 metros de diâmetro, localizadas na Califórnia (EUA), na Espanha e na Austrália. Esta distribuição permite o contato com as sondas 24 horas por dia.