Connect with us

ONU e OMC alertam para risco de escassez de alimentos provocada pelo coronavírus

FAO, OMS e OMC pedem que países não interrompam a cadeia de fornecimento de alimentos

NOTÍCIAS

ONU e OMC alertam para risco de escassez de alimentos provocada pelo coronavírus

Em declaração conjunta que acaba de ser divulgada, QU Dongyu, Tedros Adhanom Ghebreyesus e Roberto Azevedo, diretores-gerais da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Mundial do Comércio (OMC), respectivamente, alertam o mundo para a necessidade de proteger os mercados de alimentos em meio à pandemia do novo coronavírus.

“À medida que os países avançam na adoção de medidas para impedir a propagação da pandemia da Covid-19, deve-se tomar cuidado para minimizar as possíveis repercussões no fornecimento de alimentos ou as consequências imprevistas no comércio mundial e na segurança alimentar”, diz trecho do documento.

De acordo com os representantes da FAO, da OMS e da OMC, “os países devem garantir que nenhuma medida relacionada ao comércio interrompa a cadeia de fornecimento de alimentos”.

“Esses distúrbios, que incluem a limitar a circulação de trabalhadores da indústria agrícola e de alimentos e aumentar os atrasos nas fronteiras dos contêineres com alimentos, levam à deterioração dos produtos perecíveis e ao aumento do desperdício de alimentos.

As restrições ao comércio de alimentos também podem estar vinculadas as preocupações injustificadas sobre a inocuidade dos alimentos. Se essa hipótese se concretizar, a cadeia de suprimento de alimentos seria interrompida, com consequências especialmente profundas para as populações mais vulneráveis e sofrem de maior insegurança alimentar”.

O comunicado afirma, ainda, que “em momentos como este é quando a cooperação internacional é mais necessária”.

“Agora é a hora de mostrar solidariedade, agir com responsabilidade e juntar-se ao nosso objetivo comum de aumentar a segurança e a inocuidade alimentar e a nutrição, melhorando o bem-estar geral das pessoas em todo o mundo”.

Fonte: ‘O Antagonista’

Deixe um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in NOTÍCIAS

Advertisement

Em Alta

Advertisement

NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Tendências

To Top