Quando o Negrinho do Pastoreio aparece?

 

Índice:

  1. Quando o Negrinho do Pastoreio aparece?
  2. Qual é a características do Negrinho do Pastoreio?
  3. Onde vive o Negrinho do Pastoreio?
  4. Qual o significado da vela acesa durante a missa?
  5. O que significa a vela no batismo?
  6. Quando a vela não chora o que significa?

Quando o Negrinho do Pastoreio aparece?

De origem africana e cristã, a lenda do negrinho do pastoreio surgiu provavelmente no século XIX. Reza a lenda que, ainda no tempo da escravidão no país, essa personagem foi um pequeno escravo que sofreu muito com os maus tratos de um fazendeiro.

Qual é a características do Negrinho do Pastoreio?

Na versão da lenda escrita por João Simões Lopes Neto, o protagonista é um menino negro e pequeno, escravo de um estancieiro muito mau; este menino não tinha padrinhos nem nome, sendo conhecido como Negrinho, e se dizia afilhado da Virgem Maria.

Onde vive o Negrinho do Pastoreio?


A lenda do Negrinho do Pastoreio é uma lenda meio cristã e meio africana. É uma lenda muito popular no sul do Brasil e sua origem é do fim do Século XIX, no Rio Grande do Sul. Foi muito contada no final do século passado pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão.

Qual o significado da vela acesa durante a missa?

A vela sozinha acesa simboliza Cristo Nosso Senhor, porque a cera significa a sua Carne e o fogo, a Divindade. As duas velas colocadas no altar, mandadas pelo ritual romano, têm sua origem no Antigo Testamento, quando o Rei Salomão fez dois castiçais de ouro e os pôs no altar do templo, um de cada lado (Êxodo, 25).

O que significa a vela no batismo?

“No momento do batizado, a madrinha segura a criança e o padrinho fica ao lado. E, após o ritual, o padrinho entrega simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: ‘Recebe a luz de Cristo’. Essa vela grande é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo.”

Quando a vela não chora o que significa?


Furtunato explica que a não ser as velas especiais de igreja, a vela não deve ”chorar” – derramar cera pelas laterais. O ”choro” significa que ela foi mal feita e pode acabar queimando a mão de quem manuseia a vela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *