Quem ganhou a guerra Atenas ou Esparta?

 

Índice:

  1. Quem ganhou a guerra Atenas ou Esparta?
  2. Quais os principais acontecimentos da Guerra do Peloponeso?
  3. O que aconteceu depois da Guerra do Peloponeso?
  4. O que gerou a rivalidade entre Atenas e Esparta?
  5. O que foi a Guerra do Peloponeso quais as suas consequências?
  6. Como foi o fim da Guerra do Peloponeso?
  7. Quem derrotou os Tebanos?
  8. Quais são as consequências da Guerra do Peloponeso?
  9. Quais as consequências da Guerra do Peloponeso entre Esparta e Atenas?

Quem ganhou a guerra Atenas ou Esparta?

Guerra do Peloponeso colocou em confronto dois mundos: Atenas (cultura, democracia, comércio marítimo) x Esparta (militarismo, oligarquia, agricultura). Esparta venceu Atenas, mas não teve forças para manter seu domínio sobre a Grécia Antiga e acabou derrotada pelos macedônicos.

Quais os principais acontecimentos da Guerra do Peloponeso?

O rei espartano, Pausânias, ordenou um cerco a Atenas que durou seis meses. Como Atenas estava esfomeada e cercada, decidiu render-se aos espartanos em 404 a.C. Após a rendição, Esparta derrubou as muralhas de Atenas e desfez todo o império marítimo de sua rival.

O que aconteceu depois da Guerra do Peloponeso?


A guerra teve fim em abril de 404 a.C. com a rendição de Atenas, além da conquista espartana em Helesponto. O sistema democrático de Atenas foi derrubado e foi implantado um sistema de governo autoritário que ficou conhecida como Tirania dos Trinta – devido à sua formação, que envolvia trinta oligarcas -.

O que gerou a rivalidade entre Atenas e Esparta?

O rancor entre Atenas e Esparta remonta pelo menos ao período das Guerras Médicas, durante as quais alguns eventos geraram eventuais choques de interesses entre as duas póleis, a exemplo do desejo de Esparta e Corinto de construir um muro no Cabo Coríntio, abandonando os atenienses aos persas, que já teriam invadido a …

O que foi a Guerra do Peloponeso quais as suas consequências?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito militar entre as cidades-estado de Atenas e Esparta. … O fim da guerra derrubou o poder de Atenas na península e resultou na hegemonia política e economia de Esparta na região, com seu sistema voltado para o fortalecimento militar.

Como foi o fim da Guerra do Peloponeso?


Esparta venceu a Guerra do Peloponeso após a rendição de Atenas em abril de 404 a.C.. As condições de paz foram desastrosas para a cidade de Atenas, enquanto Esparta se convertia no centro hegemônico da Grécia.

Quem derrotou os Tebanos?

A Batalha de Leuctra, 371 a.C., foi uma surpreendente vitória da cidade-estado grega de Tebas, liderada por Epaminondas, sobre o exército Espartano, de Cleombroto I.

Quais são as consequências da Guerra do Peloponeso?

Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.

Quais as consequências da Guerra do Peloponeso entre Esparta e Atenas?


Consequências da Guerra do Peloponeso Com Atenas derrotada, a cidade perdeu o poder e tudo que havia conquistado nas Guerras Médicas. Assim, as cidades da Ásia Menor foram devolvidas aos persas mediante troca por ouro. Em contrapartida, Esparta, a grande vitoriosa passa a ter a hegemonia grega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *